segunda-feira, 2 de junho de 2008

e06

1) Pierre Lévy e um filosofo da informacao que se ocupa em estudar as interacoes entre a internet e a sociedade. As suas principais obras que tratam das tecnologias digitais sao: "As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática", "O que é o virtual?", "A máquina universo: criação, cognição e cultura informática", "Cibercultura", entre outras.

2) Na introdução (Face à técnica) Lévy declara: "Novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição, criação, aprendizagem são capturados por uma informática cada vez mais avançada. Não se pode mais conceber a pesquisa científica sem uma aparelhagem complexa que redistribui as antigas divisões entre experiência e teoria. Emerge, neste final do século XX, um conhecimento por simulação que os epistemologistas ainda não inventaram".

Fonte: http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/123/40/

3) A comparação é a seguinte: todo texto é um hipertexto porque há uma rede de associações. - o fato de todo texto ter sumário, indice, capitulo, leva a uma "possibilidade de exame rápido do conteúdo, de acesso não linear e seletivo ao texto, de segmentação do saber em módulos, de conexões múltiplas a uma infinidade de outros livros" parecido com o que há em um hipertexto.- se assemelham quando as variáveis da interface, tamanho e massa, atingirem um valor suficientemente baixo.

4) Hipertexto é um texto suporte que acopla outros textos em sua superfície, cujo acesso se dá através dos links que têm a função de conectar a construção de sentido, estendendo ou complementando o texto principal.Segundo a definição do livro de Pierre Levy, a construção do conceito de hipertexto, como conhecemos atualmente, foi iniciada em 1945 por Vannevar Bush quando ele imagina um dispositivo denominado MIMEX para mecanizar a classificação e a seleção por associação paralelamente ao princípio da indexação clássica, e também permitiria a criação de ligações entre informações.Com a intenção de exprimir a idéia de escrita/leitura de uma forma não linear em um sistema de informática, Ted Nelson cria o termo HIPERTEXTO. Apesar de muitos hipertextos serem criados após essas primeiras visões, nenhum deles alcançou o que era realmente esperado já que não se sabe ainda como programar bancos de dados acima de certa ordem de grandeza, o custo é extremamente elevado e a constituição de hipertextos gigantes é muito trabalhosa.Hipertexto é um conjunto de “nós” ligados por conexões, é um tipo de progresso para organização de conhecimentos ou dados, a aquisição de informações e a comunicação.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

5) A tecnologia ajuda o desenvolvimento, o conhecimento humano é ampliado ao longo dos tempos, criando possibilidades de gerações futuras tirarem proveito de estudos já feitos, para revolucionar a tecnologia utilizada atualmente. A contribuição desse avanço para a comunicação é enorme, pois agiliza a transferência de informações, com o menor ruído possível.

6) Groupware: programas para a comunicação e trabalhos coletivos que visa auxiliar a dimensão prática da comunicação nos grupos em detrimento de seu aspecto semântico. A relação com política de hipertexto é a ajuda no trabalho em equipe representa uma aplicação particularmente promissora dos hipertextos: ajuda o raciocinio, a argumentação, a discussão, a criação, a organização e o planejamento. Quem usa geralmente são grupos.

Nenhum comentário: